1. Alunos e lideranças podem conceder entrevistas em nome do RenovaBR?

Nenhum aluno ou ex-aluno pode falar em nome da instituição. Naturalmente, não há problema em citar o RenovaBR em uma entrevista e dar detalhes sobre o curso de que você participou. No entanto, sempre que se apresentar como aluno ou liderança RenovaBR, é importante deixar claro que suas opiniões pessoais não refletem a visão ou o posicionamento da instituição.

2. Alunos e lideranças podem fazer posts em suas redes sociais em nome do RenovaBR?

Nenhum aluno ou ex-aluno pode falar em nome do RenovaBR em redes sociais, blogs ou sites. O RenovaBR estimula o compartilhamento de posts da instituição. Encorajamos também nossos alunos a contar detalhes e bastidores de seus estudos, além de utilizar a marca RenovaBR conforme o Guia de Uso da Marca (disponível aqui).

3. Alunos e lideranças podem representar o RenovaBR em um evento?

Alunos e lideranças só podem representar o RenovaBR em eventos públicos caso sejam formalmente convidados pela instituição. Naturalmente, qualquer aluno ou liderança pode participar de eventos e apontar sua ligação com o RenovaBR.

4. Posso promover eventos em nome do RenovaBR?

Ninguém está autorizado a realizar eventos em nome do RenovaBR. Alunos podem se identificar em eventos que promovam, mas devem deixar claro que não estão atuando em nome do RenovaBR.

5. O RenovaBR promove eventos de captação de recursos para alunos ou lideranças? Como se inscrever?

O RenovaBR não organiza eventos de captação de recursos para candidatos formados pela instituição. Somos favoráveis e incentivamos a participação de cidadãos no financiamento eleitoral, mas eventos de captação devem ser organizados pelo próprio aluno ou por seus apoiadores da sociedade civil.

6. O RenovaBR envia representantes para eventos de captação ou divulgação de candidatura?
O RenovaBR é uma escola de formação e, como tal, não organiza qualquer atividade de campanha eleitoral, eventos de financiamento ou divulgação de candidaturas. Qualquer cidadão pode realizar eventos com recursos próprios para levantar fundos para candidaturas. Ser um doador ou funcionário do RenovaBR não altera esta possibilidade.

7. Como o RenovaBR é mantido?

O RenovaBR é uma organização sem fins lucrativos mantida exclusivamente por doações de pessoas físicas e instituições filantrópicas. Não são aceitas doações de empresas. O RenovaBR recebe centenas de doações anualmente e nenhuma supera individualmente 5% do total de doações. Os nomes dos doadores podem ser encontrados aqui 

8. O RenovaBR promove eventos de captação de recursos em seu benefício? Quem pode doar para o RenovaBR?

O RenovaBR pode realizar eventos em que incentiva cidadãos a doarem à instituição. O RenovaBR não aceita doações de empresas e é mantido exclusivamente por doações de pessoas físicas ou instituições filantrópicas. Para se tornar um doador, acesse a nossa página de doação

9. O RenovaBR divulga o nome de seus doadores? E os valores das doações?

Sim. A lista com os nomes dos doadores do RenovaBR é divulgada anualmente em nosso relatório de prestação de contas. Você pode acessar nosso Relatório mais recente aqui. Por uma questão de independência, não divulgamos valores doados individualmente. A premissa é que todo doador tem a mesma importância. Os valores completos e o detalhamento de receitas e despesas podem ser conferidos no relatório de auditoria independente emitido pela PwC.

10. Posso produzir materiais com o nome e a marca do RenovaBR?

A confecção de materiais é permitida, desde que observado o Guia de Utilização da Marca. Vale lembrar que a marca RenovaBR não deve ser usada ao lado de marcas de empresas, instituições e partidos, nem deverá ser utilizada em material de campanha eleitoral. A determinação vale para todo tipo de material impresso ou digital e tem por objetivo garantir a independência da instituição.

11. Em que meios e de que forma posso divulgar minha participação no RenovaBR?

Alunos e lideranças podem divulgar sua participação no curso RenovaBR em qualquer meio de comunicação e mídia digital, o Guia de Utilização da Marca e todas as diretrizes deste documento.

12. Não concordo com o posicionamento político de um colega, como devo proceder?

Somos uma instituição democrática, que defende liberdade de expressão e diálogo. Entendemos que todo posicionamento deve ser respeitado. Sua opção é aquela dada pela democracia: se manifestar contrariamente, externando sua opinião, desde que não faça uso de ofensas pessoais, comentários discriminatórios ou que possam configurar crime de qualquer natureza, incluindo contra a honra.

13. Posso fazer manifestações políticas em eventos ou ambientes mediados pelo RenovaBR?

O RenovaBR é uma escola suprapartidária. Sendo assim, aulas e eventos realizados pela iniciativa não são espaços adequados para manifestações político-ideológicas. Não nos cabe cercear manifestações mas esperamos bom senso e respeito mútuo de todos os nossos alunos. Manifestações que não levem em consideração o ambiente de tolerância, respeito e boa convivência entre pessoas de diferentes origens e pontos de vista afetarão as avaliações de desempenho dos alunos.

14. Não concordo com o modelo do RenovaBR e gostaria de um novo formato de apoio.

Somos uma instituição democrática, que tem o objetivo de auxiliar na qualificação da política brasileira. Estamos abertos a auxiliar qualquer cidadão que queria organizar sua própria iniciativa de renovação.

15. O RenovaBR disponibiliza seu conteúdo para quem não é aluno?

O processo seletivo é parte fundamental de nosso trabalho de formação de novas lideranças políticas. Por isso, nosso foco é oferecer qualificação e conteúdo para os alunos selecionados para o programa. Apesar disso, o RenovaBR está sempre aberto a novas formas de fortalecer a democracia brasileira. Tem uma ideia? Fale conosco em [email protected]

16. Como denunciar uma conduta inadequada de algum aluno ou liderança RenovaBR?

Qualquer cidadão pode acessar nossa Ouvidoria e estruturar sua denúncia preenchendo o formulário. Todas as denúncias recebidas são avaliadas por nosso Comitê de Ética e respondidas.

17. O RenovaBR exige alguma contrapartida das lideranças eleitas?

Alunos e lideranças RenovaBR têm plena liberdade de ideologia e posicionamento. A única contrapartida que o RenovaBR exige de seus membros é um compromisso com quatro regras fundamentais: cumprir o mandato até o fim; ser transparente com seus eleitores; ter responsabilidade com os recursos públicos e trabalhar por mudanças políticas que fortaleçam a democracia brasileira.

18. As aulas do RenovaBR têm cunho ideológico?

O RenovaBR busca construir uma grade curricular equilibrada e selecionar professores especialistas em suas áreas, que atuem orientados com dados e evidências. Isso não se traduz em ausência de ideologias, mas na convivência de diversas visões ideológicas. Vale lembrar que as opiniões e crenças de cada um dos professores não refletem a opinião do RenovaBR. Diferentemente das fundações partidárias, buscamos oferecer uma formação instrumental, não ideológica.

19. Doadores do RenovaBR solicitam algo em troca do apoio?

Nossos doadores não têm qualquer interferência sobre a atuação do RenovaBR. Eles recebem mensalmente atualizações sobre a atuação do RenovaBR e a atividade legislativa das lideranças eleitas. Consonante com a atuação do próprio RenovaBR, os doadores não agem ou interferem na atuação das lideranças formadas pela instituição. Qualquer um que doa ao RenovaBR tem a consciência de que está ajudando a qualificar lideranças dos mais diferentes partidos e pontos de vista.

20. As doações efetuadas em favor do RenovaBR podem ser destinadas a candidatos e/ou campanhas eleitorais?

Não, as doações recebidas pelo RenovaBR são destinadas exclusivamente às suas atividades, de formação de lideranças. O RenovaBR não participa de atividades de campanha, do financiamento de candidaturas ou de partidos políticos. Se os doadores, assim como qualquer cidadão, vinculado ou não ao RenovaBR, quiserem efetuar doações para campanhas eleitorais, devem fazê-lo sob sua exclusiva responsabilidade.

21. Qual a função do Conselho Consultivo do RenovaBR?

O Conselho Consultivo tem a função de acompanhar e dar sugestões sobre as principais diretrizes estratégicas do RenovaBR. As reuniões ocorrem bimestralmente para alinhamento, atualização de informações e eventual tomada de decisões.

22. Como são escolhidos os membros do Conselho Consultivo?

O Conselho Consultivo é formado por fundadores voluntários do RenovaBR e por novos membros convidados pelo próprio Conselho. São escolhidas pessoas com históricos e atuações relevantes, que possam contribuir para debates e eventual tomada de decisões.

23. Qual é o papel de figuras públicas no Conselho Consultivo?

Todos os membros do Conselho têm o mesmo papel. Aqueles com notoriedade em suas áreas de atuação, no entanto, ainda ajudam a ampliar o conhecimento da população sobre o RenovaBR.

25. O RenovaBR tem intenção de virar um partido?

Não. A função do RenovaBR é selecionar e formar pessoas comuns, que nunca ocuparam cargos eletivos, a fim de proporcionar novos quadros políticos de diferentes orientações para a democracia brasileira. Cada selecionado tem total liberdade para escolher o partido político que lhe convier.

26. Quem é um líder RenovaBR?

São chamados de líderes os alunos que completaram o curso RenovaBR cumprindo todos os requisitos. Os alunos formados recebem um certificado digital que comprova o curso que realizaram, o total de horas dedicadas à formação, a composição do conteúdo e o período.

27. O que ocorre caso um membro da equipe ou do conselho consultivo do RenovaBR decida disputar eleições?

Profissionais da equipe do RenovaBR e membros do conselho consultivo devem pedir afastamento do RenovaBR caso decidam ser candidatos a qualquer cargo eletivo. Esta regra não se aplica a professores e palestrantes.

28. O RenovaBR serve de plataforma política para algum indivíduo ou projeto?

Não. O RenovaBR é uma escola. Nosso papel é selecionar e qualificar pessoas de diversas orientações para entrar para a política. Não defendemos pautas ou agendas nem incentivamos votos em candidaturas ou legendas específicas.

29. O RenovaBR se responsabiliza pelas ações de alunos e potenciais candidatos e políticos que detém o certificado digital RenovaBR?

Não. Como instituição de ensino, o RenovaBR distribui o certificado digital apenas como forma de comprovar e detalhar o processo de qualificação de cada aluno. Como temos formatos de curso diversos, o “badge” é uma forma de o aluno esclarecer o que aprendeu, como e quando. Basta clicar na imagem do certificado para ter acesso a detalhes como duração e exigências do curso realizado. Caso algum aluno aja em desacordo com os valores do RenovaBR ou descumpra os compromissos assumidos durante o curso, seu certificado pode vir a ser cassado.

30. Como faço para ser aluno do RenovaBR?

Para participar das turmas do RenovaBR, você precisa passar por um processo seletivo. A quantidade anual de processos seletivos é dinâmica e turmas extras podem ser abertas. Assim que abrimos uma nova turma, divulgamos os detalhes para as inscrições em nossas redes sociais e em nosso site. Qualquer pessoa com mais de 17 anos pode participar da seleção.

31. Como funciona o processo seletivo do RenovaBR?

Mais de 4 mil candidatos de todo o Brasil passam por um rigoroso processo seletivo para filtrar aqueles que se destacam por honestidade, ficha limpa, compromisso, realizações e vontade de servir a sociedade. Todos os inscritos passam por testes de conhecimentos gerais e raciocínio fluido, ambos construídos de forma a respeitar os diferentes contextos educacionais do Brasil. Além dele, um teste de compromisso democrático que, como o nome sugere, nos permite identificar se o futuro aluno entende e defende a democracia, independentemente de seu alinhamento político. Os alunos que passaram pelos testes enviaram vídeos de até dois minutos em que se apresentavam, contavam suas histórias e porque queriam entrar para o RenovaBR. Além disso, tiveram que descrever situações de suas vidas em um modelo de avaliação S.T.A.R., usado para identificar pontos fortes e fracos dos candidatos.