Liderança RenovaBR e prefeito de São Vicente (SP), Kayo Amado está entre os convidados para a 12ª missão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) em Barcelona, Espanha.
A missão conta com a maior delegação internacional da entidade, composta por 95 prefeitos, secretários e gestores, focada na troca de experiências sobre planejamento urbano, inovação e soluções para cidades inteligentes. O evento inclui também a participação no Smart City Expo World Congress, um dos mais relevantes congressos mundiais sobre cidades inteligentes e sustentabilidade.
A presença de Kayo Amado mostra a necessidade constante de buscar soluções inovadoras e medidas para um urbanismo sustentável. “Depois de ser um dos cinco prefeitos mais bem votados no Brasil, fui convidado a fazer parte da delegação. É uma iniciativa sensacional e fico muito honrado de incorporar esse grupo,” afirmou o prefeito.
Durante o congresso, Kayo destacou o aprendizado sobre tecnologias de segurança pública, como câmeras de monitoramento e totens de vigilância, que já foram incorporadas em São Vicente. “As inovações na área de segurança pública são impressionantes. Vimos um estande com um tótem de monitoramento super atualizado, com câmeras das mais variadas, incluindo modelos ostensivos e com giroflex. Em São Vicente, já temos alguns desses recursos, e o governo do estado de São Paulo também começou a implementar no centro da capital. Seguimos acompanhando as tendências mundiais para melhorar a qualidade de vida e a segurança pública, sempre buscando trazer mais tecnologia para nossa cidade”, acrescentou.
O urbanismo tático também foi um ponto de inspiração para o prefeito, que relatou a aplicação de ideias vistas em Barcelona na Rua Martim Afonso, em São Vicente. “Todo ano, o fechamento da Rua Martim Afonso era feito com cavaletes e cones, e ficava por isso mesmo. Depois de ver como Barcelona fazia, passamos a fechar a rua com bancos e vasos, inspirados nas superquadras de lá, onde o urbanismo tático facilita a convivência e a vida no espaço público. Esse estilo foi adotado e, com o tempo, fizemos uma intervenção ainda mais bonita, transformando a Martim Afonso em um espaço de convívio, acessível a todos. É algo que trabalhamos para levar a outros pontos da cidade, criando espaços públicos de convivência. Então boas ideias, a gente usa, compartilha e ressignifica”, concluiu o prefeito Kayo Amado.