NOTÍCIAS

Confira as
nossas notícias

Documentos necessários e válidos para votar nas Eleições de 2024

30.09.2024
Notícias

Nos dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno), mais de 153 milhões de brasileiros e brasileiras devem comparecer às urnas para eleger os vereadores e prefeitos que irão governar os 5.569 municípios do país pelos próximos quatro anos. 

Um detalhe que causa confusão entre muitos eleitores é a obrigatoriedade de apresentar o título eleitoral. Na verdade, o mais importante é estar com um documento oficial com foto em mãos para poder votar.

Ao chegar à seção eleitoral, o eleitor deve comprovar sua identidade com um dos documentos aceitos pela Justiça Eleitoral. Veja abaixo a lista completa:

  • Carteira de identidade (RG) ou identidade social, válida para pessoas trans e travestis que utilizam o nome social;
  • Passaporte;
  • Certificado de reservista, para homens que prestaram o serviço militar;
  • Carteira de trabalho física ou carteira de classe profissional reconhecida por lei;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • e-Título (aplicativo digital da Justiça Eleitoral, disponível apenas para quem já cadastrou as impressões digitais e possui foto no documento).

É válido lembrar que todos esses documentos são aceitos mesmo se estiverem vencidos, desde que estejam em boas condições e com as informações visíveis para que a identidade do eleitor seja confirmada.

Quais documentos não são aceitos?

Por outro lado, certidões de nascimento ou casamento não podem ser utilizadas para votar, já que não possuem foto. Além disso, a carteira de trabalho digital também não é aceita como documento válido para identificação no dia da eleição, conforme estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Resolução nº 23.736/2024.

Garanta que um dos documentos aceitos esteja à mão e em boas condições no dia da votação. Assim, você poderá exercer o seu direito ao voto com tranquilidade e contribuir para a escolha dos futuros líderes municipais do país.

Assine nossa
newsletter

pt_BR