Na cidade de Araguari, em Minas Gerais, o prefeito Major Renato (Republicanos) auxiliou um pré-projeto de construção de um Parque Linear. Nesse mês de junho, ele se reuniu com o Secretário Nacional de Saneamento, em Brasília, para garantir a execução de projetos que necessitam de um maior investimento, como o de implantação do Parque.

Seu governo, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Meio Ambiente, também lançou o programa “Adote uma Praça”, em que empresas privadas têm a oportunidade de elaborar e executar melhorias nas áreas verdes de praças determinadas pelo município. 

A Prefeitura se surpreendeu com a quantidade de empresários que aderiram a ideia, que tem como objetivo principal preservar o meio ambiente e incentivar a ocupação destes espaços por parte da população. Além disso, um edital sobre o projeto foi disponibilizado no site da Prefeitura.

“O programa envolve responsabilidade social das nossas empresas, um edital da maneira como estamos fazendo, que é colocado de forma imparcial e transparente. Mas o mais importante, toda a sociedade irá ganhar com isso!”, destacou Renato no lançamento do Adote uma Praça.

O prefeito ainda investiu em uma parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari – ASCAMARA, que recebem resíduos urbanos coletados pela Prefeitura e dão a destinação correta para eles. “Em período de pandemia em que a maior parte dos esforços é voltada para a saúde, não podemos nos esquecer de serviços essenciais à população, como o meio ambiente e o cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida, como até de complemento de renda às famílias. É fundamental que o poder executivo tenha sensibilidade para dar uma atenção especial a estas áreas tão importantes e que precisam de um olhar mais próximo”, relembrou o mandatário.

Já em Novo Planalto/GO, o prefeito Eudes Araújo (MDB) investiu em um Programa de Educação Ambiental, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação, além de um Programa de Coleta Seletiva, que está em andamento, em que há um gerenciamento de resíduos da Construção Civil.

Seu governo também instituiu o Conselho Municipal do Meio Ambiente e realizou estudos preliminares para diagnosticar as condições dos lixões locais e para implantar o Programa de Coleta Seletiva. 

Desde o mês de maio, a Prefeitura vem realizando, por toda a cidade, poda de árvores, recolhimento de entulhos, instalação de placas educativas em pontos de descarte irregular de lixos e entulhos, entre outras iniciativas. “Queremos que nossa cidade seja exemplo e que o poder público possa entregar o que a população espera”, disse Eudes.

Legislação e iniciativas em prol do meio ambiente

Em Bezerros/PE, a prefeita Lucielle Laurentino (DEM) vem desenvolvendo várias ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Esse é um dos temas prioritários na atuação da mandatária.  Ela elaborou uma atualização ao projeto de lei ambiental que dispõe do Fundo Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sanções Administrativas Ambientais, entre outros.

E mais: seu governo está utilizando o sistema do Google Formulários para criar um Banco de Dados. Um deles refere-se à composição arbórea do município, para realizar um diagnóstico de arborização das ruas. Algumas das informações solicitadas são a data do registro, o nome popular, a localização e o tamanho da árvore. O outro refere-se a criação de um sistema de solicitação de poda municipal.

Já em Itaquaquecetuba/SP, o prefeito e delegado Eduardo Boigues (PP) designou, através de um decreto, a criação de uma Guarda Civil Municipal Ambiental para proteger e preservar o meio ambiente da cidade. “Essa ação é de grande importância para reforçarmos a fiscalização ambiental e para atuar fortemente na preservação de nossas áreas verdes. É uma demanda de suma importância, pois devemos fazer o quanto antes o bom uso da natureza e dos espaços verdes existentes no município”, ressaltou o prefeito.

Ele ainda investiu na aquisição de viaturas para a Guarda Ambiental e na elaboração do Plano Diretor Municipal para manejo de águas pluviais. “Com muita transparência, ouvindo cada morador, vamos construir a Itaquá que tanto sonhamos. Juntos somos mais fortes!”, manifestou Eduardo. 

Campanha de conscientização

Fernando Bezerra (Solidariedade), prefeito de Acari/RN, focou na ampliação da área verde do município, com a distribuição de 250 mudas frutíferas e centenas de sementes, além da coleta de lixo eletrônico, incluídos na programação da “Semana do Meio Ambiente” da cidade.

Esses resíduos, levados pela população, são entregues a uma empresa especializada que retira seus metais pesados, contaminadores do solo. Portanto, a participação da sociedade civil em projetos como esse é essencial para que ele tenha um impacto positivo no município.

A Semana do Meio Ambiente ainda contou com lives nas redes sociais da Prefeitura sobre diversos assuntos, como “Ecoturismo e Plantas Nativas” e “Conscientização do Uso da Água do Gargalheiras”. “Cada um pode fazer um pouco e, juntos, faremos muito!”, destacou Fernando sobre a Semana.

Uma ação parecida foi executada em Patos de Minas/MG, sob o governo do prefeito Fernando Bezerra (Solidariedade), que também elaborou uma Semana Municipal do Meio Ambiente, com atividades on-line e presenciais, como minicursos, trilha ecológica e trabalho de campo sobre o tema.

A programação do evento aconteceu do dia 5 de junho (data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente) até o dia 11 de junho. Seu principal objetivo era o de gerar reflexões e discussões acerca da questão ambiental no município mineiro, além de buscar soluções para os problemas enfrentados pela cidade.

O governo de Falcão, ainda, realizou um plantio de mudas e desenvolveu um programa de recuperação e preservação da Mata do Catingueiro. Para o 2º semestre de 2021, está programado um investimento de R$ 600 mil na construção de uma pista de caminhada e cercamento do parque.

Porém, seu maior destaque foi no cercamento das nascentes da Microbacia do córrego “Bom Sucesso”, situado no distrito de Bom Sucesso, região inserida na Bacia do rio São Francisco. “A recuperação ambiental da microbacia beneficiará diretamente a população de Patos de Minas, que recebe abastecimento dessa fonte hídrica tanto para consumo humano e animal quanto para atendimento a pequenas hortas de agricultura familiar”, disse matéria no site da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

Foram 65 nascentes e 5 km do córrego cercados, fora a construção de bacias de captação de águas pluviais, terraços e plantios de mudas. “A água é essencial para a sobrevivência humana, por isso, recuperar nascentes e cursos d’água é tão importante. O cuidado com o meio ambiente é tema que deve sempre estar em pauta, porque investir nesse tipo de iniciativa significa cuidar de nosso futuro”, salientou Falcão.

Definição após 29 anos de incertezas

No sul do país, no município de Joinville/SC, o prefeito Adriano Silva (NOVO) instituiu um grupo de trabalho, composto por técnicos de seis Secretarias e da Procuradoria Geral do Município, para elaborar um plano de ação alinhado com a legislação vigente sobre as invasões na área de manguezal da Vigorelli.

Desde 1992, a prefeitura tem sido notificada pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre as invasões, que envolvem atividades de desmatamento e aterramento em área de mangue. Logo que assumiu a gestão, a resolução desse problema tem sido uma das prioridades no governo de Adriano.

Seu plano de ação foi validado pelo Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e recebeu autorização para ser executado, com o objetivo de beneficiar os moradores do local e garantir a preservação da Vigorelli.

“Agora, na prática, nós temos um grande projeto em mãos e precisamos licitar essas obras para refazer a estrada da Vigorelli, saneamento básico, colocar cortes com energia, porque até hoje não existe energia na Vigorelli, fazer a readequação da área, onde pode ter casa e onde não pode… toda uma readequação da Vigorelli! São três anos de obras que, no final, terão um grande impacto e será um grande local para Joinville! É fantástico essa conquista!”, comemorou Adriano.


Quer conhecer mais projetos de desenvolvimento sustentável planejados e executados por prefeitos e vice-prefeitos formados pelo RenovaBR? Clique aqui e leia!