As imersões do curso atual do RenovaBR chegaram ao fim. Elas ocorreram durante o módulo teórico do maior curso de formação política do país, que se encerra em dezembro. Depois, os(as) 150 alunos(as) darão início ao módulo prático, que promete muitas novidades e iniciativas para colocar em ação todo o conhecimento acumulado durante as aulas.

Ao todo, foram cinco imersões. Ambas em modelo híbrido, com alguns(mas) alunos(as) sorteados(as) tendo a oportunidade de prestigiar os sábados de muita qualificação de forma presencial em São Paulo. Buscando sempre fornecer a melhor experiência possível aos seus(uas) alunos(as), o RenovaBR custeou hospedagem, passagem, alimentação e garantiu a segurança sanitária de todos(as) na imersão presencial. Quem estava em casa, interagiu ao vivo com os maiores especialistas nos temas essenciais da boa política. 

Logo na aula magna, a escola que já formou quase duas mil lideranças políticas, mostrou que o alto nível de qualidade iria fundamentar o novo curso. Yascha Mounk, autor de “O Povo Contra a Democracia” e Professor da Universidade de Johns Hopkins, deu uma aula sobre democracia e populismo. Já na abertura das imersões, Carmine Gallo, especialista em comunicação transformadora, foi o convidado internacional da imersão e mostrou para os(as) alunos(as) o impacto de uma boa narrativa. Aliás, a presença internacional foi marcante durante as imersões, pois o RenovaBR acredita que a troca, independente da origem, é fundamental para fortalecer a democracia e disseminar boas práticas pelo mundo. 

Pensando nisso, a equipe de campanha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, levou todo seu conhecimento sobre mobilização na quarta imersão. Foram mais de 4h de muito conteúdo e compartilhamento de experiências sobre a campanha presidencial que se refletiu na eleição de maior participação popular em 56 anos do país. “Além de todos os ensinamentos, foi inspirador ver muitas referências pessoalmente, presenciar a organização e a dinâmica das aulas”, disse Carol Guedes, aluna do Rio de Janeiro.

Além disso, convidados de notoriedade nacional e que vivem a política no dia a dia trataram dos mais diversos assuntos, sempre baseados nos pilares do curso de liderança, políticas públicas e comunicação, como uma aula de combate à pobreza ministrada por Ricardo Paes de Barros, pesquisador referência nas áreas de Desigualdade Social, Educação, Mercado de Trabalho e Pobreza. “É essencial para nós trazer quem vive o tema em seu cotidiano e é referência na área. Um político, para propor as melhores soluções, precisa passar pela sala de aula de quem tem capacidade e competência para lhe ensinar. Claro, sempre se baseando em dados e evidências”, destaca Erick Jacques, Head de Currículo do RenovaBR.

E como o conhecimento é aprimorado a partir da prática, todas as imersões foram finalizadas com oficinas ministradas por profissionais do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP). Agora, os(as) alunos(as) seguem aprendendo com a maior plataforma EaD de qualificação política, onde as videoaulas do RenovaBR são publicadas, além do acesso às lives, monitorias e atividades. Em dezembro, eles entregam o seu Trabalho de Conclusão de Curso, que será gravado durante o encontro mais democrático da política brasileira, que irá reuni-los em São Paulo.

Para mais detalhes sobre o encontro de dezembro, não deixe de acompanhar as redes sociais do RenovaBR!