Em Bezerros/PE, o governo da prefeita Lucielle Laurentino (DEM) procurou desenvolver diferentes iniciativas que aliam a tecnologia com a qualidade de entrega de resultados. Um exemplo é a consulta pública e os formulários de avaliação de políticas públicas disponíveis à população, que incentivam a utilização de novas ferramentas tecnológicas, além de facilitar o acesso às informações e o controle social.

Pensando na qualidade e na segurança das informações que transitam pelos computadores e redes da gestão, o setor de Tecnologia da Informação (TI) foi reestruturado, desde o seu ambiente de trabalho até a disposição de ferramentas para executar as demandas diárias.

Essas ações têm sido efetivadas por meio da Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica e, para apoiar o servidor público, também foi criado um aplicativo. Outras reestruturações internas, como a instalação de câmeras de segurança, foram implementadas para não só garantir a segurança do servidor como também qualificar o seu trabalho.

Inovação pelo meio ambiente

O prefeito Eduardo Boigues (PP), de Itaquaquecetuba/SP, realizou, em parceria com a ONG Espaço Urbano, uma ação inovadora de educação ambiental e social. O projeto denominado Ecoltaquá inaugurou um EcoBazar, loja ecológica para a troca de tampinhas e embalagens ‘longa vida’ por produtos, além do EcoTamps, em que há a entrega voluntária de tampinhas plásticas em escolas, estabelecimentos comerciais, associações e igrejas participantes da iniciativa. 

Ainda ocorreu o projeto Km Solidário, que utilizou a tecnologia como ferramenta de apoio à causa ambiental. O participante doava a quilometragem percorrida através do aplicativo, de mesmo nome, para concorrer a uma estação de reciclagem. “Como ainda não temos coleta seletiva no município, o projeto EcoItaquá se torna importante para que possamos aprender a separar e dar um destino correto aos materiais recicláveis”, destacou o prefeito.

Tecnologia aliada à educação

Projetos de educação também foram destaque no governo do prefeito de Capitólio/MG, Cristiano Silva (PP). Adquiriram notebooks para professores da rede municipal de ensino e ofertaram cursos de capacitação continuada aos profissionais da educação, buscando aprimorar a área com o uso de tecnologias digitais. 

Em Bezerros, Lucielle teve resultados exitosos no que diz respeito à educação e tecnologia, foi conquistado o primeiro lugar no ranking de acesso a plataforma Conviva Educação, um sistema de gestão gratuito para Dirigente Municipais de Educação (DME), equipes técnicas das Secretarias e gestores escolares. “Uma grande conquista da gestão que faz acontecer na educação do nosso município!”, comemorou a prefeitura. Além disso, uma parceria com o Instituto Ensinar Tecnologia foi firmada para criar e-mails institucionais aos quase sete mil estudantes e professores da rede municipal de ensino.

Ciência, tecnologia e inovação

A tecnologia também foi uma grande aliada da vacinação contra a Covid-19 no município de Joinville/SC, sob a gestão do prefeito Adriano Silva (NOVO). Criou-se a central de vacinação com um sistema de agendamento que evita filas. A prefeitura aderiu ao Agenda Saúde, tecnologia que facilita o processo de vacinação e evita aglomerações. O resultado foi a cidade seguindo sem filas no decorrer da campanha, além de evitar ‘fura-filas’ e manter um controle organizacional da população vacinada. Para realizar o agendamento, basta acessar o site da Prefeitura de Joinville, preencher os dados pessoais e escolher a data e horário nos centros de imunização e nas unidades de saúde que aplicam as vacinas. 

Sabia que os deputados formados pelo RenovaBR estão entre os mais econômicos do Congresso Nacional? Clique aqui e confira!