Em 7 de outubro de 2017 surgia a escola que iria transformar a compreensão sobre a importância da formação política e de uma política com agentes qualificados. 

O RenovaBR, em apenas 4 anos de existência, resgatou a esperança dos cidadãos na política e o impacto de seu trabalho é notório nacional e internacionalmente. Mais de 15 países buscaram a maior escola de formação política do Brasil para entender a sua atuação. A troca de boas práticas e de experiências que fortalecem a democracia é incentivada pelo RenovaBR, que estimula esses países a investirem na qualificação política, seguindo a sua conjuntura.

Logo na primeira turma, os resultados exitosos do RenovaBR chamaram a atenção de todo o Brasil: 17 alunos eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Atualmente, já são quase duas mil lideranças formadas, de todas as regiões do país, e mais de 170 delas eleitas não só para o legislativo como também para o Executivo Municipal, com 12 prefeitos e 2 vice-prefeitos

RenovaBR Formação

O fato de todas essas lideranças passarem pela sala de aula antes de serem representantes da população brasileira é algo inédito na história do Brasil. E, mais do que isso, os políticos, após eleitos, continuam frequentando a sala de aula. Por meio de Formações Continuadas, o RenovaBR investe na aquisição de conhecimentos que ajudem o mandatário a executar o melhor mandato possível em benefício do Brasil e dos brasileiros. 

O profissionalismo e a qualidade de ensino do RenovaBR são percebidos em seus cursos de formação, que contam com a docência dos maiores especialistas nos temas fundamentais da política, sempre baseada em dados e evidências e transparência. 

Além disso, o RenovaBR permite o aprendizado e o desenvolvimento pessoal e profissional até mesmo para os participantes de seus processos de seleção. Ao todo, já são mais de 60 mil inscritos. A Jornada Renova, nome dado ao último processo seletivo da escola, entregou gratuitamente pílulas de conteúdos sobre os temas essenciais da política aos mais de 12 mil inscritos, que tiveram a oportunidade de prestigiar imersões, de interagir com o time do RenovaBR, ex-alunas e especialistas em marketing político e de mobilizar em prol da solução de um problema público.

RenovaBR Conscientização

Há, ainda, o “RenovaBR conscientização”, que se refere a promoção de conteúdos da escola com o objetivo de democratizar o acesso à educação política. Por exemplo, o lançamento do podcast “Cidades Incríveis”, que trata de soluções de problemas existentes nas cidades brasileiras, e da websérie “Confirma!”, para ajudar o eleitor a tomar a melhor decisão nas eleições municipais de 2020, contando com mais de 1 milhão de visualizações em seus episódios até o momento.

Em 2020, o RenovaBR integrou o União SP, junto de outras instituições, para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19, e, com o mesmo intuito, determinou como trabalho de conclusão de curso (TCC), dos formandos do RenovaBR Cidades, o projeto “Renovar o Brasil”, que mobilizou centenas de alunos e voluntários em ações de reformas de bibliotecas e de praças, revitalização de espaços públicos, plantio de hortas comunitárias, limpezas de mares e lagoas, entre tantas outras.

Onde o RenovaBR pretende estar nos próximos anos?

“Seguiremos preparando novas lideranças políticas até construirmos o Brasil dos nossos sonhos”, é o que diz a mensagem da escola no dia de seu aniversário. E essa é a pretensão do RenovaBR: qualificar futuras lideranças políticas por um futuro melhor, onde os políticos frequentem a sala de aula e estejam preparados para exercer uma política com foco em bons resultados.

“O RenovaBR existe para devolver a esperança aos brasileiros que acreditam em dias melhores através da política. Continuaremos trabalhando até que a qualificação seja a realidade e não um diferencial!”, pontua Irina Bullara, Diretora Executiva do RenovaBR, relembrando que a atuação da escola também envolve crenças e expectativas em um futuro melhor construído pela política.

Clique aqui e assista ao vídeo de 4 anos do RenovaBR!