Para celebrar o Dia Internacional da Democracia, comemorado em 15 de setembro, o RenovaBR se dedicou a ressaltar a importância do regime democrático e da pluralidade unida em defesa da democracia por meio de vários conteúdos publicados ao longo do mês.

No Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, a escola lançou um manifesto em defesa da democracia que marcou o início da qualificação de seus novos 150 alunos, que tiveram sua aula magna neste mesmo dia. “Sejamos audaciosos: vamos focar no que nos une e não no que nos separa enquanto um grupo plural. É por isso que existimos: para dizer ao Brasil e ao mundo que a formação política a partir da educação é essencial contra tentações autoritárias que circundam em torno de figuras populistas. E para um populismo desenfreado, precisamos de uma democracia com novas lideranças democratas. É nosso papel encontrá-las, reuni-las e encorajá-las a fazerem parte desta jornada. Seguiremos em frente!” conclui o manifesto.

A escola, ainda, produziu matérias que detalham o conteúdo e a dinâmica não só do seu curso de formação como também das aulas e imersões que aconteceram até o momento. A transparência é um pilar fundamental para o RenovaBR e em uma democracia, sendo repassada para seus alunos, futuras lideranças políticas do país, para que a priorizem e tenham essa responsabilidade diante da população. Além disso, o RenovaBR publicou uma matéria que explica a relação entre democracia e educação e outras que transparecem as ações de mandato de seus ex-alunos que estão ocupando as Câmaras Municipais e Prefeituras.

Em relação aos prefeitos, o RenovaBR tratou do estímulo à participação social, que é um alicerce democrático fundamental para que se fortaleça a democracia e a torne mais participativa. Ao falar sobre os vereadores, o foco foi a transparência e como eles têm buscado torná-la mais eficiente.

Já os ex-alunos da primeira turma do RenovaBR, eleitos em 2018, depuseram acerca da importância da democracia através de vídeos. Ao todo, dez ex-alunos expressaram o que a democracia representa para eles. Entre eles: Marina Helou (Rede/SP), Tiago Mitraud (NOVO/MG), Daniel José (NOVO/SP), Felipe Rigoni (ES), Tabata Amaral (PSB/SP), Ricardo Mellão (NOVO/SP), Paulo Ganime (NOVO/RJ), Heni Ozi Cukier (NOVO/SP), Fábio Ostermann (NOVO/RS) e Vinicius Poit (NOVO/SP).

“Esse aprofundamento da democracia se faz não com ódio, violência e ameaças, mas sim com muito respeito, diálogo e trabalho duro!”, destacou a deputada paulista, Tabata Amaral. O último a depor foi o também deputado federal de São Paulo, Vinicius Poit, que disse o que é preciso para fortalecer a democracia: “diálogo e trabalho. Foco em resultado. Entregas que possam, realmente, melhorar a vida do cidadão! (…) e isso só pode acontecer em um ambiente de harmonia e respeito entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo!”.

Aliás, o tema do fortalecimento da democracia foi tratado em um concurso lançado pelo RenovaBR que envolvia muita liberdade de expressão e cultura. Os participantes enviaram produções culturais relacionadas ao assunto e três foram finalistas. Por meio de uma enquete nos stories, o público pôde votar na produção de sua preferência e, aquela que recebeu mais votos, foi a escolhida como campeã democraticamente.

A prática da democracia é constante e presente em toda a atuação do RenovaBR, seja entre seus colaboradores ou alunos. Os 150 alunos estão tendo acesso à pílulas de conteúdo sobre os temas essenciais da política brasileira e irão continuar se qualificando com os melhores especialistas para renovar a política em suas práticas e composição e fortalecer a democracia, a tornando mais saudável, representativa e participativa.

Confira os conteúdos produzidos durante o mês da democracia no RenovaBR!