As inscrições para a Jornada Renova foram encerradas no dia 22, com um número de inscritos 3x maior que os interessados da turma anterior para os desafios do Brasil. Naquele ano foram 4mil inscritos e agora tivemos mais de 12 mil inscritos, número maior que todos os candidatos que disputaram o Congresso Nacional em 2018.

A Jornada, que está mais representativa e democrática, possui 3 fases e 7 etapas e entra agora na primeira fase de interação com o time do RenovaBR através da realização de bancas regionais. Os candidatos serão avaliados em bancas estruturadas pelo pilar da representatividade, ou seja, a avaliação se dará entre pares semelhantes: sempre com mulheres, pessoas inscritas em estados com realidade semelhante e outros critérios que garantem mais equidade. As bancas serão compostas por membros do time RenovaBR, profissionais de comunicação política e também por ex-alunas da escola de democracia. 

“Nós, como escola, entendemos a importância dos candidatos se verem representados durante a avaliação. Manter um bom relacionamento com quem já passou pela nossa instituição, nos possibilita contar com voluntários que acreditam no poder da educação e na renovação política. Além disso, entendemos a importância de aumentarmos a participação das mulheres na política institucional e, por isso, convidamos apenas ex-alunas para participarem desse momento. Nada mais empático do que uma mulher se colocando no lugar de outra mulher”, pontua a Diretora Executiva do RenovaBR, Irina Bullara.

Maior representatividade

O RenovaBR convidou 30 ex-alunas, formadas em diferentes turmas dos cursos da escola, para contribuir na avaliação dos nossos futuros alunos. As alunas, assim como os inscritos, também pertencem a regiões diversas do país. Todas elas são voluntárias e passaram por um treinamento prévio rigoroso sobre as competências socioemocionais a serem avaliadas nessa etapa.

“Desenvolvemos uma metodologia inédita, baseada em competências socioemocionais, e quero agradecer aqui, publicamente, a cada uma das nossas ex-alunas por essa contribuição ao nosso processo seletivo. São mulheres que defendem o fortalecimento da democracia, respeitam o conhecimento e acreditam em uma sociedade mais igualitária.”, conclui Irina.

As bancas regionais com participantes selecionados já começaram, mas, de acordo com nosso Guia do Participante, a data limite para a convocação é até 31 de maio. Essa é a etapa 5 que compõe a terceira e última fase da Jornada, a Interação.