NOTÍCIAS

Confira as
nossas notícias

Encontro Regional reúne mais de centenas de lideranças no Rio de Janeiro

04.07.2024
Destaques

O Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro, foi palco de mais um Encontro Regional Sudeste do RenovaBR, o quarto de seis eventos planejados para os alunos da formação Eleições 2024. O encontro contou com a presença de mais de 110 participantes, entre os 150 inscritos, provenientes de cinco estados diferentes e 40 municípios distintos.

O evento destacou-se pela representatividade. Entre os presentes, 55% eram mulheres cis, 0,9% mulheres trans e 44% homens cis. Quanto à diversidade racial dos participantes, 20% se identificaram como pretos, 34% como pardos e 43% como brancos.

A pluralidade também se refletiu na variedade de filiações partidárias, com 19 partidos diferentes representados. Essa diversidade reflete o compromisso do RenovaBR em ser uma escola suprapartidária, preparando lideranças políticas e públicas de todas as esferas para um Brasil mais justo e igualitário.

Desde a sua fundação em 2017, o RenovaBR se dedica a selecionar, encorajar e preparar líderes capazes de transformar os cenários políticos e sociais do país. Com uma abordagem focada na educação para a democracia e a participação informada, a organização busca fortalecer a democracia brasileira por meio da formação de líderes comprometidos com a renovação e a justiça social.

O Encontro Regional Sudeste, assim como os outros eventos da série, proporciona um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de redes entre os participantes, preparando-os para enfrentar os desafios das eleições de 2024. A diversidade de vozes e perspectivas presentes no evento é um reflexo do Brasil plural que o RenovaBR busca construir.

Formação e o Dia de Renovar o Brasil

Além das aulas do dia, com a presença de Helton Souto, do professor Humberto Dantas e da Conselheira Irina Bullara, o encontro contou com a presença de algumas lideranças RenovaBR e do fundador da organização, Eduardo Mufarej. 

Os Secretários Municipais Marcelo Calero, da Cultura, e Renan Ferreirinha, da Educação, participaram da abertura institucional. Já para as mesas do dia, participaram os vereadores Izabella Vicente (Rede/SP), Pedro Duarte (NOVO/RJ) e Karla Coser (PT/ES). Daniel Soranz, Secretário de Saúde e Deputado Federal, também esteve presente, junto com Silverio Zebral Filho, Chefe de Governança da OEA, e Marcelo Rotenberg, Diretor de Políticas Públicas na Atlas Intel. 

Entre os momentos mais aguardados do encontro regional está a premiação dos melhores projetos do “Dia de Renovar o Brasil” da região Sudeste, separados em 3 categorias: Promoção à Diversidade, Mobilização Popular e Empreendedorismo Cívico. Na primeira, o projeto premiado foi “Cultura Viva: Celebrando a diversidade e combatendo o racismo em Nova Venécia”, do aluno Marlon Galvão. Na categoria Mobilização Popular, o projeto ganhador foi “A Música renova”, do aluno Eric Herrero. Já o terceiro destaque foi para o “Projeto Acolher”, da aluna Mariana Medeiros.

O Dia de Renovar é uma atividade acadêmica da formação Eleições 2024 do RenovaBR. Os projetos têm como proposta promover por todo o Brasil iniciativas lideradas por alunos da escola. Neste ano, todos os alunos realizaram de forma simultânea o projeto no dia 27 de abril de 2024.

Assine nossa
newsletter