NOTÍCIAS

Confira as
nossas notícias

Encontro regional em Belo Horizonte fortalece a transformação da política brasileira

04.07.2024
Destaques

Em uma nova demonstração do compromisso com a renovação política, o RenovaBR promoveu mais um Encontro Regional de sucesso, dessa vez, na capital mineira, Belo Horizonte. Com 154 inscritos e 115 participantes efetivos, o evento foi o encerramento da formação Eleições 2024 e reafirmou a missão da organização de capacitar cidadãos comuns para transformar a política brasileira.

O evento contou com a presença de representantes de 6 unidades federativas e 76 municípios, destacando a abrangência e a influência do RenovaBR em diferentes regiões do país. A diversidade de filiações partidárias foi notável, com participantes de 24 partidos, evidenciando o pluripartidário e a abertura ao diálogo que caracteriza a organização.

A composição dos participantes refletiu o compromisso do RenovaBR com a inclusão e a representatividade. Mulheres cis constituíram 43% dos presentes, enquanto homens cis foram 56%. A representação racial também foi diversa, com 13% de pretos, 36% de pardos, 0,9% de amarelos e 49% de brancos.

Essa diversidade é fundamental para a missão do RenovaBR, que busca construir uma política que realmente represente a pluralidade da sociedade brasileira, incluindo vozes e perspectivas de todas as origens e identidades.

Foto: Phillipe Guimarães
Foto: Phillipe Guimarães

Formação e o Dia de Renovar o Brasil

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de participar dos painéis e debates, enriquecendo seu conhecimento sobre práticas políticas éticas, estratégias de campanha e gestão pública eficiente. 

Na programação, estiveram presentes especialistas em campanha política e lideranças públicas. Além da Conselheira Irina Bullara, que apresentou uma aula sobre autoconhecimento na política, participaram também a estrategista de campanha, Deniza Gurgel, e o empreendedor Alan Bueno. 

Para a mesa “Eleições na Prática ao vivo, participaram três lideranças RenovaBR: a vereadora de Uberaba Rochelle Bazaga (Progressistas/MG); Maycon Juan, Chefe do Gabinete na Câmara dos Deputados; e Gabriel Azevedo, vereador e Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MDB/MG).

Entre os momentos mais aguardados do encontro regional está a premiação dos melhores projetos do “Dia de Renovar o Brasil” da região Sudeste, separados em três categorias: Promoção à Diversidade, Mobilização Popular e Empreendedorismo Cívico. Na primeira, o projeto premiado foi “Caminhada De Conscientização Sobre Transtorno Do Espectro Autista”, do aluno Caio Marques. Na categoria Mobilização Popular, o projeto ganhador foi o “Mutirão Cantina Cafas”, das alunas Maia Nascimento e Keila dos Reis. Já o terceiro destaque foi para o projeto “Horta Comunitária Ubs Vila Esportiva”, do aluno André Luiz de Aviz.

Vale ressaltar que o Dia de Renovar é uma atividade acadêmica da formação Eleições 2024 do RenovaBR. Os projetos têm como proposta promover por todo o Brasil iniciativas lideradas por alunos da escola. Neste ano, todos os alunos realizaram de forma simultânea o projeto no dia 27 de abril de 2024.

Fortalecimento da rede RBR e o olhar para o Futuro

O encontro em Belo Horizonte serviu para fortalecer a rede de conexões entre os participantes, fomentando a colaboração e o apoio mútuo entre os futuros líderes políticos. A rede de alumni, conselheiros e parceiros do RenovaBR continua a crescer, consolidando a influência da organização e ampliando seu impacto no cenário político brasileiro.

A instituição segue firme em seu propósito de renovar a política no Brasil. Iniciativas como a série “Gente que Renova” irão destacar histórias inspiradoras e mostrar o impacto positivo que a organização está gerando no país. Com uma abordagem inclusiva e uma visão de longo prazo, o RBR está pavimentando o caminho para um futuro mais democrático e representativo.

Assine nossa
newsletter