Um dos pilares do RenovaBR é o fortalecimento da democracia A democracia é fundamental para o convívio respeitoso em sociedade, no qual todos têm seu lugar nos espaços públicos de poder, com direitos e deveres garantidos pelo Estado e cumpridos pelos cidadãos. 

Para tornar a democracia mais saudável, representativa e participativa é preciso de lideranças políticas que compreendam a sua importância e criem políticas públicas que assistam toda a sociedade democrática. E, somente com qualificação, baseada em dados e evidências, os políticos criam a consciência de como exercer o melhor mandato possível para fortalecer os princípios do Estado democrático de direito.

Neste mês de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Democracia e o RenovaBR demonstra, em menos de 4 anos de atuação, o impacto positivo que a educação traz para o regime democrático. Já são quase 2 mil pessoas formadas pela escola, que estão atuando com conhecimento qualificado nas mais variadas esferas de poder e níveis de governo. Entre elas, 170 foram eleitas nos pleitos de 2018 e 2020.

Para celebrar a data que marca a importância da democracia, o RenovaBR colheu depoimentos de seus ex-alunos eleitos em 2018 sobre o tema. “A democracia é o melhor sistema já inventado para a gente viver em sociedade. Ainda que ela tenha muitos problemas, é um sistema que permite que a gente possa ser representado, ocupar e participar da política, ter a nossa liberdade preservada e o melhor processo para a sociedade acontecer. Ela tem que ser defendida todos os dias por todos nós!”, destaca Marina Helou (Rede), deputada estadual pelo estado de São Paulo e ex-aluna da primeira turma da escola.

Na segunda-feira, dia 30/8, o RenovaBR apresentou a sua mais nova turma de alunos, focada no legislativo federal e estadual, diretamente do Congresso Nacional. As aulas tiveram início no dia 7 de setembro, data em que se celebra o Dia da Independência do Brasil e a escola fez questão de reforçar que a independência é o que possibilita a aquisição de conhecimento para transformar o país. “A independência começa na sala de aula e alcança todo o Brasil. Com educação, fortalecemos a democracia!”, disse Irina Bullara, Diretora Executiva do RenovaBR. 

O curso da maior escola de formação política do Brasil terá duração de 360 horas, dividido entre módulos teórico e prático, e mostra que o compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais é fundamental para fortalecer a democracia. E é esse encontro de objetivos comuns que é, constantemente, defendido pelo RenovaBR, através da promoção do diálogo. E, sem diálogo, não há democracia.

“Os alunos irão aprender sobre noções de teoria geral do Estado, storytelling, organização político-administrativa brasileira, desenho de políticas públicas baseadas em evidências, ética e integridade pública, técnicas de oratória, entre outros temas”, comentou Erick Jacques, Head de Currículos do RenovaBR, sobre os temas abordados no novo curso.

Os 150 novos alunos ainda terão imersões on-lines e presencial, a depender das condições impostas pela pandemia de Covid-19. Esse é apenas o início de uma nova jornada de qualificação que irá transformar o Brasil. As próximas aulas da escola prometem grandes surpresas e muita prática para tornar a democracia brasileira mais saudável, representativa e participativa. E é com essa educação que se renova a democracia e o Brasil!

Quer saber tudo sobre a aula magna do mais novo curso do RenovaBR? Clique aqui e leia!