Dado integra pesquisa realizada pela escola de democracia com ex-alunos e revelado, ontem (04/03), durante evento de divulgação de resultados

Impulsionar a candidatura e elevar em até 70% as chances de vencer as eleições. É o impacto do RenovaBR sobre o aluno, afirma pesquisa da escola de democracia apresentada durante evento para a divulgação de resultados da instituição. Realizado no formato online e transmitido na noite desta quinta-feira (04), o evento contou com a apresentação da Diretora Executiva do RenovaBR, Irina Bullara, e de seu fundador, Eduardo Mufarej, com a participação do Ministro do STF e Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso e do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“Desse processo de conhecimento e formação, acabamos com um resultado muito melhor do que imaginávamos. O RenovaBR não ajuda a eleger ninguém, mas ajuda a viabilizar essas candidaturas”, disse Mufarej. De acordo com os resultados apresentados, nos anos de 2019 e 2020, a escola somou mais de 44 mil inscritos no curso de formação política que oferece desde 2017. Desse total, 2 mil concluíram o curso e mil se candidataram.

Nas últimas eleições municipais, 153 alunos, de 25 partidos, foram eleitos em 123 municípios de 20 estados. Ao todo, foram 12 prefeitos, 2 vice-prefeitos e 139 vereadores. Além disso, no Rio de Janeiro, por exemplo, cinco secretarias da prefeitura são compostas ou lideradas por ex-alunos. “No Brasil, a gente gosta muito de reclamar dos políticos, temos a impressão de que políticos, em grande parte, trabalham pouco. Mas um político comprometido e dedicado tem que trabalhar muito e ele precisa de muito suporte e repertório para que possa exercer o seu papel da melhor forma possível. E o Renova se comprometeu com essas pessoas, ao longo dessa jornada”, destacou Mufarej.

Em debate sobre Democracia e Desafios com a Covid19, mediado pelo empreendedor e filantropo, Luciano Huck, o ministro Barroso reforçou que em uma democracia, a política é um gênero de primeira necessidade. “É preciso investir tempo e energia para a busca da qualidade na política”, disse. O presidente do TSE também lembrou dos momentos políticos vividos pelo país, como a ditadura e os escândalos de corrupção que marcaram negativamente a política brasileira, e destacou a importância das próximas gerações no processo político. “As próximas gerações têm muita responsabilidade, inclusive a de ajudar a elevar o patamar da ética pública e da ética privada no Brasil. O RenovaBR é um movimento que continuadamente procura capacitar as pessoas e que vem progressivamente conseguindo aumentar a representação política por essa organização inspirada na característica, que considero muito importante, de que é um movimento pluripartidário. A democracia tem espaço para todo mundo”, disse.

A necessidade de renovação na política é sentida também por grande parte dos brasileiros: 96% da população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo RenovaBR, em parceria com o Instituto Locomotiva. Além disso, o levantamento mostrou que 72% são a favor da democracia como forma de governo e 6 em cada 10 brasileiros concordam que os governantes devem coordenar suas ações pelos fatos e não por ideologias.

O evento contou ainda com depoimentos de ex-alunos, como o Deputado Federal Felipe Rigoni, a prefeita de Bezerros (PE), Lucielle Laurentino e a pesquisadora em políticas públicas, Jéssica Remédios. A equipe do RenovaBR foi até os locais de trabalho desses profissionais e compartilhou a rotina deles e o impacto do RenovaBR em suas formações.

A íntegra do evento está disponível de forma gratuita e completa no YouTube do RenovaBR.